Das juventudes partidárias

As juventudes dos partidos de política são como seminários contemporâneos: escolas do Poder, dos poderes; colégios do que É Preciso Para.


....- Sempre se arranja qualquer coisinha.


Ideias? Que importa isso para o Sucesso, para a carreira política? As Ideias são por definição matéria provinda do orgulho e da convicção pessoal, da reflexão honesta e da independência de pensamento & sentimento. Ora, desde que o mundo é mundo que sobre estes quatro pilares se sustentaram isso sim a exclusão social e o isolamento, e nunca a popularidade ou sequer uma carreira.
Temos assim que os mancebos partidarizados que recebem a profissão nas juventudes desde cedo aprendem - a mal ou a bem - que com Ideias não passam da torta cepa. Ideias, o raio que as parta, que as tenham só à flôr do pêlo, na aparência somente; isto é, simulacros de ideias. O caminho é deveras o d'aperfeiçoar esses simulacros o mais impossível. Com efeito, o recruta deve ser instruído de molde a acreditar-se, a crer na verdade pura do seu próprio simulacro. O recruta deve almejar a ser espectacular ao ponto de a si mesmo se embevecer, de a si mesmo se encandear, de a si mesmo se iludir. Este desígnio é-lhe inculcado com uma eficácia assaz perturbadora, pois aqueles que, pelo seu verbo e exemplo, promovem o dito desígnio ignoram grandemente a engenharia, a alquimia da coisa - eles próprios inventados pelas lâminas d'aço desse espartilho. Muito naturalmente, a ignorância como cenário de todo o processo educativo do pretendente é quesito fulcral desta profissão de fé.

Outro aspecto de monta: as pseudo ou sub-ideias devem ser construídas à imagem da abstracção a que nos jornais se dá o nome de «opinião pública». Ou seja, devem ser, na sua roupagem & conduto, simples em excesso, maniqueístas, violentas e, sobretudo, actuais. Devem conter, nas doses consagradas, os preconceitos folclóricos vigentes no seio do público alvejado no que aos temas ou acontecimentos em causa dizem respeito, salvaguardando todavia o indispensável fundo de maneio para incoerências de conduta e discurso futuras. Que sempre as há.

Mensagens populares deste blogue

Algo de errado se passa.

Desencontro, ou Enquanto as ervilhas cozem

Os números COVID-19: ou latos em excesso, ou inconsistentes, ou pouco consolidados