"hi5 e a imagem", de 13 de Dezembro de 2005

Rogando uma boa dose de condescendência a V. Senhorias, tomo a liberdade de copy & paste - em solene homenagem ao viçoso jeito académico de concretizar tarefas escolares - uma pequena e inocente mensagem que larguei aí num outro sítio, faz agora uns quase dois anos - o que, parecendo pouco, ainda é um pedacinho.
Enfim, isto será como uma pomposa 2ª edição, convenientemente assinalada na capa com um autocolantezinho redondo na capa, toda ela baseada, notem bem, numa (1) mensagem positiva (num total de 1 mensagem(ns) recebida(s): 1/1: 100% de sucesso) que recebi de um perfeito desconhecido frequentador daqueloutro lamaçal virtual. Claro está que isso é um sucesso de arromba, um feito, um marco que se reveste de importância equivalente a um disco de platina ou a um globo de ouro e que, como é evidente, justifica, contra qualquer precipitada objecção, este post.
Muito agradecido.

"Aqui há uns dias recordava com um amigo meu os nossos tempos de mIRC. Não que tenha sido há muito tempo, que não foi; mas a verdade é que a evolução processada no campo do contacto virtual (mIRC -> MSN -> hi5) aponta numa direcção progressiva e linear: do predomínio da mensagem para o domínio da imagem. De certo modo, isto é o reflexo da nossa sociedade. Mesmo sendo um lugar-comum, dizer-se que a imagem é o principal Valor da actualidade está longe de ser um exagero ou uma generalização errada: antes pelo contrário: é a regra real e, aliás, com tendência a acentuar-se cada vez mais. Basta dar uma passagem pelos meus (nossos) contactos do hi5 para ver inúmeras jovens adolescentes bem apetitosas e consideravelmente despidas para compreender a minha ideia sobre as tendências. Já nem o (agora) mal menor da mensagem ilusória do mIRC se coloca: a mensagem morreu - a imagem, o look, a aparência de se ser X ou Y reina[m]. E se me refiro a questões secundárias como o hi5 ou como qualquer outro programa dito de chat, igualmente posso transpor tudo isto para a vida social real, que as tendências são iguais. É pena... "

Mensagens populares deste blogue

Algo de errado se passa.

Desencontro, ou Enquanto as ervilhas cozem

Os números COVID-19: ou latos em excesso, ou inconsistentes, ou pouco consolidados